Monday, February 11, 2008

Jeff Buckley


Certo dia, acabado de sair do Templo onde passei uma tarde agradável, venho a ouvir a Radar (97.8) quando uma canção invade sem aviso a minha mente. Ouvia com a máxima atenção para tentar perceber a maior parte da letra, apanhar um refrão ou decorar uma palavra chave que me pudesse dar uma pista sobre a maravilha com que me deparei. A musica entrava pelo meu cérebro e reberverava pelo corpo todo, uma sinfonia de altos e baixos e intrincada, complexa, com todos os sons a misturarem-se numa delicia auditiva explosiva até à cadencia e calma para de novo se levantar e dar voltas á minha mente! Desliguei o radio quando a canção acabou e fui maravilhado a cantar e a ouvir a canção dentro do meu crânio como se não fosse possível existir outra. Perguntei várias vezes ao Oagit se conhecia, perguntei e cantarolei para tanta gente, num desejo de ouvi-la de novo, de conhecer a letra, os músicos, o álbum, sempre sem resultado.

Passados dois anos, estava eu no trabalho a cantarolar uma versão que sabia estar corrompida com letra em "fake english" (para quem não sabe é reproduzir os sons de uma suposta letra sem dizer uma única palavra em inglês) da tal musica que não me saia da cabeça, quando um colega disse "Ah! Gostas de Jeff Buckley?!?!". Eu humildemente respondi que não sabia quem era esse senhor mas que ia procurar na Internet já que tinha ficado curioso. "Não conheces?!?! Mas... Mas tu tavas a cantar a Grace não tavas?!?". Foi ai que me apercebi! Ele estava a relacionar dois anos de sofrimento a procurar na net de "playing in the mud" (o que pensava ser parte do refrão) sem sucesso sobre a origem de tão belíssima musica. Ele estava a dar-me acesso directo a um dos artistas que me tinha impressionado com a sua composição fenomenal de som. Ele estava a dar-me a conhecer o Jeff Buckley.

Não era "playing in the mud" mas sim "wait in the fire" (muito parecido né? lol).

A musica que viria a dar nome ao álbum, Grace, é de uma beleza que considero rara, pela sua complexidade de sons e simplicidade de letra em que tudo o que é necessário a uma boa musica está lá, elevada ao infinito.

Grace (o album) foi lançado no verão de 1994, que apesar de inicialmente ter tido poucas vendas e pouco reconhecimento publico, recebeu muito boas criticas e reconhecimento de Led Zeppelin e Jimmy Page que considerou o álbum como um dos seus favoritos.

Após vários álbuns e concertos este artista acabou por morrer em 1997... para mais informações ver wiki de Jeff Buckley, porque estou aqui para falar da sua musica, não da sua infeliz morte.

Queria partilhar esta musica pois é uma daquelas que me marcou bastante, letra (agora que a sei) e musica.

Deixo-vos com esta letra e peço-vos que se possível oiçam a musica porque garanto que não ficaram indiferentes.

Grace

Jeff Buckley


There's the moon asking to stay
Long enough for the clouds to fly me away
Well it's my time coming, i'm not afraid to die
My fading voice sings of love,
But she cries to the clicking of time
Of time

Wait in the fire...

And she weeps on my arm
Walking to the bright lights in sorrow
Oh drink a bit of wine we both might go tomorrow
Oh my love
And the rain is falling and i believe
My time has come
It reminds me of the pain
I might leave
Leave behind

Wait in the fire...

And I feel them drown my name
So easy to know and forget with this kiss
I'm not afraid to go but it goes so slow



Endar




2 Comments:

Blogger Dr. Theamat said...

F*ck!!! Que é que aconteceu à imagem do Buckley?!?! Não é esse o jeff que estava de inicio! :s

29 August, 2008 08:39  
Blogger Temple said...

Pois, tens de ver isso, as imagens q botaste ja se foram todas ;)

18 November, 2008 16:19  

Post a Comment

<< Home